Butiá Investimentos

Colaboradoras da Butiá comentam sobre a atuação feminina no mercado financeiro
colaboradoras-butia

O mercado financeiro, recinto ainda majoritariamente masculino, tem aberto suas portas para a entrada de mais mulheres no capital intelectual das empresas. As ideias nascidas dos olhares femininos dão novos ares ao já conhecido tradicionalismo. Evoluir, se tornar contemporâneo e mais acessível é o bônus que essa mudança leva ao mercado.

No dia das mulheres, aproveitamos a oportunidade que a celebração oferece para ressaltar a importância da visão feminina sobre como o mercado financeiro as recebe. Neste artigo, as colaboradoras da Butiá expressam suas opiniões sobre como elas analisam a presença feminina do mercado financeiro, o que avaliam como principais desafios, suas perspectivas para a entrada de mais mulheres nesse mercado e seus conselhos para aquelas que desejam construir suas carreiras neste ramo.

Representatividade estimula entrada no mercado

Para Amanda Squillace, analista de compliance da Butiá, cada vez mais as mulheres entendem a importância da educação financeira e da necessidade de saber o que fazer com o próprio dinheiro. Com isso, para ela, cai o mito de que mulheres não têm tanto interesse e tato para finanças.

“Particularmente, tenho perspectivas positivas para a diversidade no mercado financeiro, principalmente devido ao aumento do interesse das mulheres na área, como investidoras ou atuando dentro dela – na análise, gestão ou operacional. Isso é importante, porque dá a outras mulheres uma maior visibilidade e possibilidade de identificação, já que um ambiente de trabalho equilibrado, com o qual nós nos identificamos e podemos nos sentir bem, é essencial”, argumenta Amanda.

Laura Nogueira, estagiária de risco, corrobora com a opinião da analista de compliance. “Ver mulheres ocupando grandes cargos de liderança dentro do mercado financeiro e cada vez mais mulheres fazendo parte dessa área é algo que inspira e influencia muitas outras a quererem entrar e crescer dentro deste mercado”.

Já Viviane Blanco, diretora de distribuição de fundos de investimentos, lembra que a participação do público feminino no mercado financeiro cresce não só pelo desejo de conhecer mais sobre esse universo, mas também ocorre pelo interesse de entender como elas podem fazer a diferença no planejamento financeiro da família e das reservas.

“A tendência de olhar como o dinheiro pode contribuir para ela e para sua família, para realização de seus sonhos, vem despertando e apontando, cada vez mais, mulheres de perfil financeiro e empreendedoras e mulheres ocupando cargos de liderança nesse setor”, conclui.

Desafios nas relações podem ser superados com diálogo

As mulheres conhecem os desafios que o mercado de trabalho no geral impõem ao gênero. Ainda existem assuntos tabus que permeiam a realidade feminina no âmbito profissional, como a maternidade, embora sejam temas que, por serem mais debatidos na atualidade, começam a ser mais bem aceitos.

Para lidar com essas questões enraizadas na sociedade e, consequentemente, no ambiente de trabalho, Marianne Moraes, gestora da estratégia de renda fixa, diz que busca praticar empatia e tolerância e convidar sempre ao diálogo, para que esses preconceitos possam ser superados.

A convivência com pessoas que pensam diferente é citada como vantagem por Viviane. “Saber extrair da convivência com o sexo oposto assuntos que podem acrescentar e até mesmo despertar outros interesses e curiosidades não só no setor em que atuam, como em sua vida pessoal”.

Para Giovana Souza, estagiária de Multimercado, a presença feminina traz diversidade para a equipe. “É importante para que exista também uma diversidade de ideias, levando a melhores tomadas de decisão”. É preciso ressaltar, ainda, que a presença feminina estimula a harmonia e flexibilidade no ambiente de trabalho.

Presença feminina no mercado financeiro deve se tornar mais comum

Os processos seletivos que incentivam diversidade de gênero, raça e classe social, bem como a implantação de setores de gente e diversidade, começam a fazer parte da estrutura de empresas do mercado financeiro.

Esse é um fator que, na visão das entrevistadas, pode auxiliar na entrada de mulheres no mercado, bem como de outros grupos que atualmente não permeiam de forma extensa essa área.

Além disso, Marianne cita que a própria evolução cultural contribuirá para esse aumento. “Essa presença deve e irá se expandir, a evolução cultural deve trazer uma nova geração de profissionais, que diferenciam menos as capacidades pelo gênero.”

Buscar capacitação e conhecimento é conselho para mulheres que desejam ingressar na área

As colaboradoras da Butiá, ao serem perguntadas sobre quais conselhos dariam àquelas que se interessam em iniciar uma carreira no mercado financeiro, deram respostas muito semelhantes.

Elas ressaltaram a importância de investir em uma capacitação técnica e a busca por conhecer o funcionamento do mercado como um todo, por meio de veículos especializados, podcasts e canais confiáveis no YouTube. Além disso, network também foi listado como um fator primordial. Fortalecer a rede de contatos é necessário para ter conhecimento de novas posições no mercado e estar por dentro do que acontece nesse universo. Para isso, o LinkedIn é a ferramenta mais indicada.

Além da capacidade técnica e da rede de contatos, Ana Flávia Matos, analista administrativa, ressalta um fator que pode potencializar os supracitados — a autoconfiança. “Ser autêntica, ter o conhecimento de que a força necessária para superar os desafios está dentro de si mesma, acreditar naquilo que sente e ser segura de seus atos é necessário para se desenvolver profissionalmente. É preciso estimular a autoconfiança”.

Conheça o time de mulheres da Butiá:

Compartilhar: