Butiá Investimentos

Saiba o que motiva mulheres a investirem cada vez mais em renda variável
saiba-o-que-motiva

As mulheres têm conseguido mais espaço em diversos setores da nossa sociedade atual. Saem da casa dos pais e se tornam independentes mais cedo, buscam aprimoramento em suas formações acadêmicas, alcançam mais cargos de liderança e muitas vezes se tornam líderes de suas famílias mesmo sem uma rede de apoio.

Os avanços são também notados em ambientes dos quais elas participavam pouco, como no mercado financeiro. Neste post, você vai entender por que mulheres têm investido cada vez mais em renda variável, vai conhecer como é a experiência de uma investidora de um fundo de ações e ainda vai conferir quais são os produtos deste segmentos ofertados pela Butiá Investimentos. Boa leitura!

Entenda por que mulheres têm investido mais em renda variável

O número de mulheres que investem em renda variável tem aumentado cada vez mais. A B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) divulgou recentemente em seu relatório de perfil de investidores pessoas físicas que, em 2021, o número de contas de mulheres é superior a um milhão pela primeira vez na história da instituição.

Em 2017, esse número era de 141.738 mil, ou seja, a quantidade de mulheres investidoras cresceu mais de sete vezes em apenas quatro anos. Apesar do crescimento vertiginoso, o total de contas femininas ainda representa uma parte minoritária — pouco mais de 27% dos CPFs cadastrados.

O crescente interesse de mulheres, e também de homens, por investimentos na bolsa e em fundos de renda variável pode ser explicado pela taxa de juros, a Selic, ter atingido o menor patamar da história, chegando a 2% a.a em 2020.

Aliado a isso, canais de comunicação, incluindo imprensa, youtubers e influenciadores digitais, e as próprias instituições financeiras, por meio do marketing, têm difundido mais informações e conteúdos sobre diferentes opções em investimentos, entre elas, a renda variável.

Conheça a experiência de uma investidora de fundo de ações

O apetite por investimentos mais arrojados já é presente em algumas mulheres mesmo antes deste período de maior procura. É o caso de Ana Carolina Rezende, administradora de empresas e cliente da Butiá Investimentos desde 2017.

Por ser formada em administração com foco em finanças, Ana Carolina sempre nutriu interesse pela área e também já investia mesmo antes de se tornar cotista de um fundo de ações. No entanto, suas aplicações eram mais conservadoras.

“Eu venho de uma família muito conservadora. Eu sou a administradora da empresa da nossa família, a gente sempre teve investimentos muito conservadores, e eu, como gestora da empresa, sentia necessidade de investir para ter melhor rentabilidade. Investíamos muito em renda fixa como pessoa jurídica. Então eu fui primeiro como pessoa física para a Butiá e depois levei a pessoa jurídica também”, conta a administradora, que também convenceu a mãe a fazer novas aplicações.

Além de aplicar nos fundos de renda variável da Butiá, Ana Carolina também investe diretamente em ações na bolsa de valores brasileira. A administradora de empresas entende que o ajuste de risco que a renda variável oferece se justifica pela possibilidade de obter retornos mais atrativos.

“Eu poderia ter feito outra coisa, poderia ter comprado um imóvel, poderia ter investido em outra coisa” mas, para ela, investir nos fundos é a opção mais segura. Uma das vantagens que os fundos oferecem aos cotistas é a gestão profissional, com a dedicação de equipe especializada para formação do portfólio.

Sobre a participação de mais mulheres no mercado financeiro, especialmente no segmento acionário, Ana Carolina pontua “Eu acho ótimo, eu sou suspeita para falar. A gente tem que correr atrás, tem que investir. Por que não ter conhecimento nessa área? Não é uma área só para homens. Muitas mulheres são empreendedoras, buscam uma rentabilidade maior e são mais independentes.”

Veja quais são os fundos de ações da Butiá Investimentos

A Butiá Investimentos oferece duas opções para quem deseja investir em fundos de renda variável — O Butiá Fundamental Long Biased FIC FIM e o Butiá Fundamental FIC FIA. A seguir, entenda as vantagens desses produtos e saiba qual é a diferença entre eles.

Butiá Fundamental Long Biased FIC FIM

O Butiá Fundamental Long Biased FIC FIM é um fundo que oferece a possibilidade de aproveitar a maior parte do movimento de alta da bolsa e perder menos em momentos de queda. Isso porque o fundo tem uma alocação neutra menor, de 60% em ações e flutua entre 0% e 120% alocado.

Estar sub ou sobre alocado em relação ao neutro depende da visão da casa sobre o mercado no momento, ou seja, quanto mais positiva, maior a alocação. Além disso, o produto oferece a vantagem de gerar retorno adicional por meio do market timing.

As características básicas deste fundo são:

  • Aplicação mínima — R$500;
  • Taxa de administração — 2,00% a.a;
  • Taxa de performance — 20% sobre o que exceder o CDI;
  • Prazo de resgate — D+31;
  • Horário de movimentação — Até às 14h
  • Perfil de risco — Arrojado.

Butiá Fundamental FIC FIA

O fundo Butiá Fundamental FIC FIA tem como objetivo proporcionar aos seus cotistas, a médio e longo prazo, elevados retornos por meio do investimento de seus recursos primordialmente no mercado acionário, sem buscar correlação com qualquer índice de referência.

Esse é um fundo de estratégia Long Only que, por meio de análises fundamentalistas, procura encontrar ativos cujos preços estejam abaixo do justo para suas características de risco e retorno e que estejam sujeitos a fatores internos ou externos que impulsionem sua geração de valor para o acionista.

As características básicas desse fundo são:

  • Aplicação mínima — R$500;
  • Taxa de administração — 2,00% a.a;
  • Taxa de performance — 20% sobre o que exceder o Ibovespa;
  • Prazo de resgate — D+3 dias úteis;
  • Horário de movimentação — Até às 14h
  • Perfil de risco — Arrojado.

Neste artigo, você viu os motivos pelos quais as mulheres têm procurado cada vez mais por investimentos em renda variável. Além disso, conheceu as experiências de uma investidora deste segmento e viu quais são os fundos de ações que a Butiá Investimentos oferece, suas vantagens e características básicas.

Se você ficou interessada (o) em investir em um desses fundos, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em atender você.

Compartilhar: